quinta-feira, 6 de fevereiro de 2014

Sítios que me fazem feliz: Mercado Praça da Figueira


A Ervilha está hoje particularmente satisfeita. Em primeiro lugar, porque ultrapassámos as 10.000 visitas aqui no casarão. Um número lindinho, redondinho, graças aos fregueses mai' lindos da vida, que me andam a fazer feliz há 4 meses, mais coisa menos coisa. Em segundo lugar, um motivo bem mais mundano: comprinhas feitas ontem, congelador cheio de carninha para cozinhar. O que é que hei-de fazer: ver o frigorífico cheio faz-me feliz, dá-me um quentinho no coração, e deixa-me ansiosa pelas 1000 coisas que posso fazer e partilhar com vossemecês. Fui-me abastecer ao Mercado da Praça da Figueira, do qual sou freguesa fiel há 6 meses. E esta relação começou assim:


A primeira vez entrei por acaso. A fachada e o carrinho com sacos de fruta bonita chamou-me à atenção.


A calçada, a arcada da entrada, as vitrines cobertas por néctares do Demo, o cheiro a pão quente da bela da Cafetaria/Padaria... Tudo prometia.


As cores dos legumes, dos vegetais, das frutas, como que a competir entre eles. A ver quem é mais viçoso.


Doces, biscoitos, bolinhos, chocolates, frutos secos a granel, coisas boas de verdade. E nacionais na sua grande maioria! Olarecas!


E peixinho fresquinho, fregueses? Pois que também, há! E uma charcutaria de fazer chorar as pedrinhas da calçada? Também temos!


E last, but not the least, a piéce de resistance: O Talho. Foi o talho do Mercado que fez de mim freguesa habitual. Variedade, qualidade e preços mais que justos. Muitas vezes, a metade do preço habitual. A melhor carne em "formato standard", e uma miríade de preparados que até apetece. Vale de tal forma a pena, que vou lá de propósito pelo menos uma vez por mês, e saio de lá com um sorriso de orelha a orelha, e sensação de dever cumprido.  Posso dizer que por 27 euros adquiri: 1 kg de bifes de perú (que se vão transformar nestes panados que serão congelados, e ficarão prontos a animar as marmitas a qualquer momento), 1,600 kg de carne picada (há lá ingrediente mais versátil), 1,100 kg de peitos de frango (é desta que vos vou apresentar o meu caril), 1 kg de costeletas do fundo (receita das boas aqui), 10 hambúrgueres de novilho (e não relincham), 1,500 kg de asas de peru (ficam um mimo no forno, depois mostro-vos) e 4 hambúrgueres de porco preto com ervas aromáticas para experimentar. Não vos queria maçar com a minha lista de compras, apenas demonstrar o achado que é este talho. 


Empregados simpáticos e solícitos (sem serem melgas), um sítio bonito, produtos de qualidade, uma oferta variada e preços justos: creio que é este o segredo do sucesso do Mercado Praça da Figueira e do comércio tradicional em geral. Assim está bem. Assim dá gosto.

Post scriptum: Isto não é publicidade, não é um post pago ou encomendado, whatever... Não conheço os donos ou o staff do Mercado, e paguei as minhas comprinhas todas. É só porque a Ervilha Maria é generosa e gosta de partilhar com os fregueses os sítios que a fazem feliz. E acham mesmo que alguém me paga para dizer as minhas tolices? E depois eu é que faço piadolas... Ah, mais informações sobre o estabelecimento:


Sem comentários:

Enviar um comentário