terça-feira, 28 de janeiro de 2014

Bolo de Aniversário para ninguém botar defeito!




Eu adoro fazer anos. É o melhor dia do ano, porque é o meu, só meu. Pensava eu... Descobri há algum tempo, cortesia de um lampião amigo, Tó Bitoque (sim, eu tenho lampiões amigos. é para verem como eu tenho um coração bom e tolerante), que o Pablo Aimar nasceu no mesmo dia que eu. Pondo de parte a questão clubística à parte (sim, sou lagarta até à medula), como é que é possível, alguém que parece ter um caniche na cabeça fazer anos (e precisamente a mesma idade) do que eu, Ervilhe Marie? C' est la vie, n'est ce pas? Se houvesse justiça neste mundo eu tinha mais likes que a Cristina "Malveira Power" Ferreira, o Nilton "Roubei a tua piada, o quê?" Rodrigues, e a Rita "Um olho no burro e outro no cigano" Pereira juntos, não era?

APROVEITO ESTA DEIXA PARA UM COMPROMISSO COMERCIAL: VÃO À PAGINA MAIS LINDA DO FUÇAS, QUE É MORMENTE E NOMEADAMENTE A MINHA (AQUI). FAÇAM LIKE, IMPINGAM AOS AMIGOS, PARTILHEM NO VOSSO MURAL, E TUDO, E TUDO, E TUDO. PORQUÊ? PORQUE FAZER UM LIKE NA MINHA PÁGINA É MUITA MELHOR QUE O COGUMELO DO ROBERTO LEAL, O CALCI NÃO SEI QUÊ, E A CENA DAS MICOSES DAS UNHAS DOS PÉS, TUDO JUNTO. SIM, EU TAMBÉM VENDO BANHA DA COBRA, MAS AO MENOS NÃO VOS LEVO DINHEIRO POR ISSO. VÁ, VÃO LÁ... AGORA... JÁ! AQUI JÁ DISSE!

Retomando o tema aniversário, é certo que adoro o meu, mas também adoro festejar os aniversários do meu clã, família e amigos. E sou relativamente assertiva, que é como quem diz chata comó caraças com o assunto. Há que comemorar, há que juntar a família à mesa com umas coisas boas de comer e de beber, e é imprescindível cantar os parabéns. E foi o que aconteceu no sábado no aniversário da sogrinha do meu coração, Sô Dona Mousse. E o Bolo de Parabéns da Sogrinha veio ao mundo para esta ocasião. Provado e aprovado: iogurte grego, leite condensado, morangos e lima... Não podia correr mal, né? Eis o receituário:

Bolo de Parabéns da Sogrinha

Tempo de preparação: Isto é coisa para demorar!

Nota: A medida usada neste bolo é o copo de iogurte

Despensa:

Massa:

5 ovos
1 iogurte grego de morango
3 copos de açúcar branco
1/2 copo de óleo
Raspa de 1 lima
3 copos de farinha 
1 colher de chá de fermento
Margarina líquida e farinha para forrar a forma

Cobertura:

1 lata de leite condensado
1/2 lata de  leite
Sumo de 1 lima
Raspa de lima
Morangos

A parte divertida:

Hora de pôr a batedeira a trabalhar! Bate o açúcar com as gemas e o iogurte. Junta o óleo  e a raspa de lima e continua a bater. Last but not the least, junta a farinha e o fermento, e continua a bater. Este processo demora cerca de 10-15 minutos. Parecemuito? É a batedeira a trabalhar, who cares?

Liga o forno a 200º. Bate as claras em castelo. Unta a forma com a margarina, cobre com farinha e sacode o excesso.  Agora deixa a batedeira descansar e vai buscar a colher de pau: junta as claras no preparado das gemas, envolvendo "doucement" (que é como quem diz com jeitinho, de forma a conseguir uma massa homogénea, sem perder a leveza das claras. Deita a massa na forma, e leva ao forno 40 minutos. Pica com um palito aos 30 minutos, para ver o ponto de situação. Tudo depende do forno!

Agora vamos tratar da cobertura decadente de lima: junta o leite condensado, o leite e o sumo de lima, e mistura bem. Leva a lume brando, e vai sempre mexendo até espessar. A operação demora uns 10 minutos, e requer empenho e atenção para não queimar. 

Desenforma o bolo e cobre com a cobertura (olhó pleonasmo!). Raspa um pouco de lima por cima, decora com os morangos, et voilá!

Post scriptum: O seu a seu dono: este bolo é uma variação do tradicional, mas não menos gostoso, bolo de iogurte da minha mãezinha, Gamba Manuela. Descubra as diferenças: usa um iogurte natural, em vez do grego de morango; e substitui a raspa de lima por limão. A cobertura foi criada para a ocasião pou moi même, porque bolo de aniversário, que é bolo de aniversário, tem de ter cobertura. Mas aqui que ninguém nos ouve, este bolo simples acompanhado com uma bela caneca de café com leite é coisa para me dar um quentinho na alma. E a vocês?


Sem comentários:

Enviar um comentário