quinta-feira, 23 de janeiro de 2014

Branco é, galinha o pôs, Ervilha o quitou



Eu adoro deitar-me numa cama acabada de fazer, e odeio fazer a cama de lavado. Gosto de sair do cabeleireiro com aquela sensação de vento no cabelo, detesto as três ou mais horas que lá perco, que me parecem as mais mal gastas da minha vida. Adoro ver os Óscares em directo, e quase que morro de raiva dos 3748 intervalos recheados pela mais recente coqueluche da ficção da TVI. Jamais esquecerei o ano maldito de 1999, em que ouvi o genérico dos "Jardins Proibidos" ad nauseam". Que é como quem diz até ao grómito. Sendo que a exposição a um dueto Gonzo/Bilac durante mais de três segundos, me põe a bolsar tipo a miúda d' O Exorcista. Sim, estou marcada para a vida por este acontecimento.

Pelo-me por um belo puré de batata, e fujo de descascar batatas como o Ricardo Salgado do fisco. Sinto-me uma mãe premium a fazer uma canjinha para as minhas constipadas crias, mas desfiar a galinha dá-me tanto prazer como uma ida à Segurança Social. Ui, roupa velha no Natal, ca bom! Tirar as espinhas ao bacalhau e desfiá-lo, blhac! Sim, Ervilha Maria é mulher de amores e ódios. E estima tanto uns como outros. Se calhar, com preferência para os ódios, mas não digam a ninguém.

Adoro o meu marido, não adoro a pancada que ele tem por omeletes. Verdade seja dita, que nunca morri de amores por estes embrulhinhos de ovos. Já um singelo ovo estrelado ou um cremoso ovo mexido são coisa para me fazer feliz. Mas clichés à parte, há de facto a excepção à regra. E esta omelette soufflé é essa excepção. E de brinde, esta beleza dá-me cá uma sensação de finesse, que upa, upa, puxadote! Eis a prescrição:

Omelette Soufflé avec champignons, caraças!

Tempo de preparação: Tipo Lusco-fusco

Despensa:

2 ovos
Salsa picada (quantidade à vontade do freguês, mas basta uma colher de sopa, mais coisa menos coisa)
Sal e pimenta preta  moída q.b.
1 fio de azeite
1 alho picado
4 cogumelos de Paris frescos, laminados
1 colher de sopa de margarina

Serve 1 pessoa

A parte divertida:

Separa as gemas das claras. Bate as claras em castelo com uma pitada de sal e pimenta. Bate as gemas com a salsa picada. Leva uma frigideira ao lume com um fio de azeite e o alho picado. Assim que o azeite estiver quente, junta os cogumelos, tempera com uma pitada de sal e pimenta, e salteia durante cerca de 5 minutos.

Liga o forno a 200º. Envolve as gemas nas claras, "doucement". Derrete a margarina numa frigideira anti aderente, e inclina-a para untar bem. Cobre a frigideira com a mistura dos ovos e deixa cozinhar em lume médio cerca de 4 minutos, até o centro estar firme e os lados descolados.

Leva ao forno 3 minutos. Retira do forno, recheia com os cogumelos, dobra ao meio, descolando à volta com a ajuda de uma espátula, vira para um prato, et voilá!

Post scriptum: Não gostam de cogumelos? Custa-me a perceber, mas eu obcecada pelos belos fungos me confesso, daí a minha estranheza. Não reneguem, no entanto, esta omelete catita e cheia de sainete por causa disso. Recheiem com presunto, com bacon frito, com um queijo que vos aqueça o coração, com espargos salteados... Com o que vos der na real gana! Ou então não recheiem com nada que fica bem boa na mesma. Tenho dito! 


2 comentários:

  1. Caríssima ervilha, vir ao teu blog é garantia segura de pelo menos um sorriso rasgado até às orelhas mas na maior parte das vezes é mesmo uma barrigada de "ervilhosas" gargalhadas!! Juntar boa comida e sentido de humor é a combinação quase perfeita para a felicidade!! Parabéns!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Freguesa mai linda, que bom foi ler estas palavras tão generosas! E já agora, já foi dar uma laikada no facebook? É aqui:https://www.facebook.com/ervilhemarie?ref=hl .Volte sempre é o que eu lhe digo, e que saia daqui sempre bem servida!

      Eliminar