quarta-feira, 29 de janeiro de 2014

Como levantar o astral em menos de 5-7 minutos



Não sei muito bem do que vos falar hoje, mas sei do que não vos vou falar. Não vou especular acerca dos praxados do Meco. Entre telejornais, reportagens especiais, debates, reconstituições e outros que tais, o tema está mais gasto que os joelhos do Izmailov. Já para não dizer que nem os estudantes nem o russo têm salvação possível.

Não me vou perder em teorias da conspiração sobre o "agora desapareci, afinal já aqui estou" do pequeno madeirense de 18 meses. Ouvir as demonstrações de carinho da família do louro Daniel à razão de 20 vezes por dia, tem para mim o mesmo efeito do que conhecer o Curriculum Vitae do cabeleireiro da Ministra das Finanças. Ambos são, claramente, negligentes.

Pronto, como não tenho nada para vos dizer digno de nota, espero compensá-los com esta minimal, mas pungente, receita. Um parente afastado do affogato, um primo por afinidade do café vienense... Uma bebida, uma sobremesa... Não sei bem como classificá-lo, sei que um dia me deu para isto e inspirada pela magnífica ginjinha da minha mãe, nasceu esta combinação: Café, Ginjinha, Gelado e Chocolate, que remata uma refeição "with a bang", e quase sem trabalho nenhum. O nome em sigla foi da autoria do mai' lindo dos filhos, o meu. E é do melhor para me armar ao pingarelho, tipo cocktail de gajo famoso. Eis o manual de instruções:

C.G.G.C. by Ervilhe Marie

Tempo de preparação: Tipo Lusco-fusco

Nota: Esta quantidade serve uma pessoa

Despensa:

1 bica cheia
1/2 colher de sopa de açúcar amarelo (esta quantidade é um bocadinho à vontade do freguês, por mim assim está no ponto)
1 gole de Ginjinha (mais uma vez, sintam-se à vontade para abusar, mas se abusarem da ginja têm de se conter no açúcar)
1 bola grande ou duas pequenas de gelado de Stracciatella (Baunilha ou Nata também não vai mal)
Cacau em pó e açúcar em pó para polvilhar

A parte divertida:

Deita num liquidificador a bica, o açúcar amarelo e um gole de ginjinha, e bate tudo 1-2 minutos, até fazer espuma. Põe o gelado num copo de vinho (pode ser outro, eu acho que assim dá mais sainete) e cobre com a mistura de café. Polvilha com o cacau em pó através de um passador de chá, e de seguida faz o mesmo com o açúcar em pó. Palhinha e colher de sobremesa lá para dentro, et voilá!

Post scriptum: Se quiserem fabricar esta beleza para mais gente, podem multiplicar as quantidades consoante o número de lambareiros, e botar tudo de uma vez no liquidificador. Mas o meu conselho é fazer um de cada vez, para haver espuminha para toda a gente. Isto é tão simples e tão rápido, que não vale a pena cortar caminho. Vão por mim!



Sem comentários:

Enviar um comentário