terça-feira, 7 de janeiro de 2014

It's Pizza time!



Gosto muito de pôr as mãos na massa. Mas a sensação que dá é que é a massa que põe as mãos em mim, tal é o espectáculo de luz e cor em que se transforma a minha cozinha. E toda eu, mesmo. É tal a quantidade de poeira branca que se espalha, que o meu balcão de cozinha parece o psiché do Maradona. Mas nada que me trave de fazer um belo rodízio de pizzas de quando em vez, mesmo que ande a raspar bocados de massa da cozinha, durante as três luas seguintes.

Esta é a reportagem fotográfica de um rodízio de pizzas na casa da pombinha do meu coração, Maria Requeijão, que aguarda ansiosamente a chegada de um pequeno Queijo Fresco que está a crescer na sua barriga. Também presente e nomeada compulsivamente paparazzi de serviço, Madame Cogumela, e o seu rebento Zeca Pála-Pála. E para terminar em beleza, Maria Achocolatada,  a minha mai' velha, e  Bróculo Júnior, o meu mai' novo.  

São três pizzas bem boas, estas que vos deixo: têm em comum a massa-base (a quantidade aqui referida dá para as três), e o molho de tomate (receita já publicada aqui, mas nunca é demais repetir), e serem boas que se farta. E fazem-se assim:

Massa base de pizza (feita em máquina de pão)

Tempo de preparação: Isto é coisa para demorar

Despensa:

400 ml de água
2,5 colheres de sopa de azeite
800 g de farinha de trigo
50 g de fermento de padeiro

A parte divertida:

Coloca os ingredientes na cuba da máquina, pela ordem da lista da despensa. Coloca na máquina na posição 13 (1h25m). No final, deixa a massa repousar 30 minutos, e polvilha a bancada com farinha. Divida a massa em três, e estique os pedaços com o rolo da massa. E aí tens três base, prontas a receber os goodies.

Massa base de pizza (alternativa para quem não tem máquina)

Compra 1,500 kg de massa de pão na padaria. Junta-lhe 3-4 colheres de sopa de azeite. Polvilha a bancada com farinha, e volta a amassar a  massa. Divida a massa em três, e estique os pedaços com o rolo da massa. E aí tens três bases, prontas a receber os goodies.


Molho de Tomate

Tempo de preparação: Tipo Lusco-fusco

Despensa:

Azeite
1 cebola picada
3 dentes de alho laminados
1 lata de tomate em pedaços
1 pacote de polpa de tomate
1 dl de vinho tinto
Sal e pimenta q.b.
1 colher de chá de orégãos
1 colher de chá de açúcar amarelo

A parte divertida:

Coloca um fio de azeite num tacho, e junta a cebola e o alho a refogar. Quando estiver loirinho, adiciona o tomate em lata e em polpa e mexe. Agora, o vinho os orégãos e o açúcar, e tempera com sal e pimenta. 20 minutos em lume brando, passa tudo com a varinha mágica, et voilá!

 Pizza de Bacon e Linguiça



Liga o forno a 220º. Corta um pedaço de papel de alumínio do tamanho da base da pizza, passa-lhe um pouco de margarina, e polvilha com farinha. Põe a base em cima, espalha cerca de 2 conchas de molho de tomate por cima. Agora salpica com 100 g de bacon às tiras e uma linguiça pequena às rodelas. Last but not the least, espalha dois belos punhados de mozzarella ralada por cima, salpica com oregãos mói um pouco de pimenta preta por cima. Forno com ela, cerca de 15-20 min, ou até a massa estar cozida e o queijo bem derretido.


Calzone de Cogumelos


Liga o forno a 220º. Corta um pedaço de papel de alumínio do tamanho da base da pizza, passa-lhe um pouco de margarina, e polvilha com farinha. Põe a base em cima, espalha cerca de 1 concha de molho de tomate em metade da base. Agora coloca 6 cogumelos Paris às tiras em cima do molho. Last but not the least, espalha um belo punhado de mozzarella ralada por cima, salpica com oregãos mói um pouco de pimenta preta por cima. Cobre a metade co recheio "Fecha" a pizza, tipo rissol e dobras as pontas à volta, para fechar bem o calzone. Forno com ela, cerca de 20-25 min, ou até a massa estar cozida.


Pizza de Presunto


Liga o forno a 220º. Corta um pedaço de papel de alumínio do tamanho da base da pizza, passa-lhe um pouco de margarina, e polvilha com farinha. Põe a base em cima, espalha cerca de 2 conchas de molho de tomate por cima. Agora salpica com umas 6-8 fatias finas de presunto, aos pedaços. Last but not the least, espalha dois belos punhados de mozzarella ralada por cima, salpica com oregãos mói um pouco de pimenta preta por cima. Forno com ela, cerca de 15-20 min, ou até a massa estar cozida e o queijo bem derretido.


Post scriptum: Nenhuma lambarice é melhor para dar largas à criatividade, do que a pizza. É pôr o que lhe der na real gana. Eu gosto de ser minimalista, porque acho que se puser muitos ingredientes ao molho perde-se o sabor. Mas não me canso de dizer que esta xafarica é terreno de liberdade, por isso é à vontade dos fregueses! 

Sem comentários:

Enviar um comentário