quarta-feira, 15 de janeiro de 2014

Com sopa e almôndegas, you can't go wrong



Ele há pancadas, pancadões e pancadinhas a pulular por esse mundo afora. Para todos os gostos e feitios. Taras e manias de diversas formas e conteúdos. Olha o José Eduardo Moniz... Aquilo é um fetiche com o Joker, ninguém me convence do contrário. E o Zézé Camarinha? A ser verdade que as bifas deglutidas pelo algarvio davam para encher o Meo Arena... Elas trazem o "fogg" agarradinho às vistas quando aterram no Algarve, só pode. Enfim...

Pois aqui a Ervilha Maria tem todo um manancial de pancadas. Não há blogosfera que comporte tamanho arsenal. Mas há pancadas das boas, que dão frutos proveitosos. Não, não estou a falar da pancada que tenho pelo meu mais que tudo, Zé do Polvo. Isso é toda uma outra liga. Aquilo a que se chama o amor, na gíria. 

Estou a falar da minha pancada por fazer almôndegas. Há qualquer coisa neste processo de criar estas pérolas, que me deixa do mais zen que há. Vá-se lá saber porquê, mas confesso que incentivo esta taradice. Não só os resultados são deliciosos, como agradam particularmente a um dos meus públicos-alvo favoritos: os petizes. Certo é que os adultos se deixam encantar por elas de igual modo. Esta receita junta assim dois grandes amores: almôndegas e sopa. Bom, mas bom! Eis o manual de instruções:

Guelas de frango metidos num caldinho

Tempo de preparação: Comme si, comme ça

Despensa:

1 peito de frango grande picado
2 fatias de pão de forma, demolhadas em leite
Sal e pimenta preta de moinho q.b.
2 colheres de sopa de farinha
1 colher de sopa de margarina
3 cenouras descascadas e cortadas em meias luas
1,5 l de água a ferver
2 caldos de galinha
150 g de massinha (cuscuz, estrelinhas, letras)

A parte divertida:

Escorre o pão de forma. Mistura a carne com o pão esfarelado, e tempera com sal e pimenta. Faz pequenas almôndegas com este preparado e passa-as por farinha.

Derrete a margarina numa panela larga, e salteia as almôndegas (abana a panela, para não pegarem). Junta a cenoura, e assim que as almôndegas estiverem coradinhas, deita a água na panela e os dois caldos de galinha, e tapa.

Passados 15 minutos, junta a massinha, mexe, rectifica os temperos, deixa ao lume até a massinha estar cozida (aproximadamente 8 minutos), et voilá!

Post scriptum: A bem dizer, esta sopa é uma refeição. Com um faneco de pão, um queijinho e um presuntinho, fica feita a festa. Ou com um croque mussuá (receita aqui), ui, ui! Mas fica à vossa consideração, ou do vosso estômago! Bom proveito, fregueses!



Sem comentários:

Enviar um comentário