segunda-feira, 20 de janeiro de 2014

Marmita Pleaser



As minhas crias andavam há muito a construir um verdadeiro muro de lamentações sobre os repastos da cantina escolar. Mais que um muro, a coisa já estava a tomar proporções de Muralha da China.  Sugeri então que aderissem à bela da marmita, e ofereci um serviço de catering exclusivo, de elevada qualidade e carregadinho de mimo. Estava convicta que devido "à pressão dos pares", que é como quem diz "o que é que os outros irão dizer?", não iam achar muita graça à ideia. Pois que estava completa, total, e redondamente enganada. 

Bróculo Júnior e Maria Achocolatada não só adoraram a ideia, como nunca mais quiseram outra coisa. Criaram inclusivamente legiões de amigos que, depois de deixarem pratos de batatas encruados e peixe sensaborão, os perseguem em busca de uma dentadinha no panado (receita aqui), só um bocadinho de panado (ver aqui), ou uma provadela de tortilha (que está aqui). Tudo coisas práticas, rápidas, económicas e gostosas que se farta. E eu ganhei mais um argumento quando eles resolvem apoquentar-me o juízo: "Portam-se mal, voltam a almoçar na cantina!" Dá sempre jeito.

Estas salsichas folhadas fazem parte das marmitas amiúde, e eles gostam delas que se fartam. E porquê salsicha folhada e não folhado de salsicha? Bróculo Júnior esclarece: "Porque folhado de salsicha é aquele monte de massa gordurosa que se esfarela toda à volta de uma salsicha mirrada. E os teus não são assim, mãe. Felizmente!" Pronto, assim seja! Eis a prescrição:


Olhá salsicha folhada!

Tempo de preparação: Comme si, comme ça

Despensa:

2 rectângulos de massa folhada, previamente descongelada (cerca de 400 g)
Farinha
2 latas de salsichas de aves (20-24 salsichas)
Mostarda à antiga (que é como quem diz mostarda com grão, mas podem usar a "standard")
1 ovo batido com uma colher de água
Papel vegetal untado

Dá 20-24 folhados

A parte divertida:

Estica os rectângulos de massa até ficarem com pouco mais de metade da espessura original, e divide-os ao meio na horizontal. A ideia é enrolar a salsicha, sobrepondo ligeiramente a massa para fechar. Assim: coloca uma salsicha em cima da massa. Põe um pouco de mostarda, cobre com a massa, e corta a massa de forma a sobrar um pouco para fechar "tipo envelope".  Pincela o rebordo com o ovo, pressiona um pouco, e dobra as pontas. Repete a operação até terminar a massa.

Liga o forno a 210º. Forra um tabuleiro com o papel vegetal, coloca os folhados com algum espaço entre eles, pois vão aumentar. Pincela com o ovo, e leva ao forno cerca de 15 minutos, até estarem douradinhos, et voilá!

Post scriptum: Aqui esta que vos fala, por norma faz esta quantidade, e congela metade. Assim se quiserem fazer apenas para uma refeição, é fazer metade da receita. No entanto. acho que vale a pena gastar mais um pouquinho de tempo, e ter estas delícias no congelador, para uma refeição rápida, um lanche, um piquenique, ou apenas porque sim. 



Sem comentários:

Enviar um comentário