terça-feira, 14 de janeiro de 2014

Dia de cliché no estaminé: biscoitos e chuva. E mamas.



Odeio chuva. Detesto mesmo. A chuva é a minha kriptonite. A chuva dá-me vontade de... Porra, a chuva não me dá vontade de nada, a não ser barricar-me na cama, tipo Manuel Subtil, mas sem barba. A chuva só é boa, se estiver a fazer conchinha com o meu mais que tudo. Ah, e gosto de galochas, a chuva também é boa por causa disso. Se bem que sou menina para usar galochas, sem que a precipitação se verifique. 

Conheço o cliché: a chuva transforma toda a gente em pasteleira extraordinaire. É vê-los a postar fotos de bolos e bolinhos e bules de chá, assim que começa a pingar. Pois a Ervilha tem de resistir à neura provocada pelo aguaceiro, e arrastar-se para a cozinha a bem das necessidades alimentícias do clã. Na verdade, neste caso concreto, foi a Maria Achocolatada que me arrastou. E lá me conseguiu descolar da manta, e lá fomos nós meter a mão na massa. Por acaso foi o robot de cozinha que fez a maior parte do trabalho, mas é uma expressão que fica sempre bem.

Resisti, pensei, reflecti, considerei, mas não consegui evitar baptizar estes biscoitos desta forma. Parecem mamilos de mulata, o que é que eu hei-de fazer? Não ia desistir deles por causa disso, porque são bem bons. Assim, achei melhor, numa clássica fuga para a frente, assumir a semelhança. Em inglês até fica fofinho, não? E faz-se assim:

Chocolate Tittys, que é como quem diz, maminhas de chocolate

Tempo de preparação: Comme si, comme ça

Despensa:

300 g de farinha
1 pitada de sal
1 colher de chá de fermento
3 colheres de sopa de chocolate em pó
100 g de margarina aos pedaços
100 g de açúcar mascavado
2 ovos grandes
3 colheres de sopa de mel
pastilhas de chocolate de leite
papel vegetal untado

A parte divertida:

Eu faço estes biscoitos no robot de cozinha com a pá da massa, mas acredito que a coisa se faça na batedeira de igual forma. Vamos lá!

Deita a farinha, o sal, o fermento e o chocolate no robot, e mistura. Junta a margarina e o açúcar, e volta a misturar. Bate os ovos com o mel, e junta à massa no robot. Bate até estar tudo ligado. Liga o forno a 180º.

Forra o tabuleiro com o papel vegetal untado.  Deita pequenas colheradas de massa no papel, com espaço entre elas, uma vez que os biscoitos crescem bastante. Põe uma pastilha em cada um, leva ao forno 20 minutos, et voilá!

Post scriptum: A massa deve dar para dois tabuleiros, aproximadamente. Happy days, portanto! Se conseguirem parar de comer, é claro. É guardá-los num frasquinho, e vê-los a levarem sumiço, progressivamente. Fazem uma parceria milagrosa com um cafézinho, e animam qualquer lancheira. Portanto, ide espalhar magia, fregueses!



Sem comentários:

Enviar um comentário