quarta-feira, 22 de janeiro de 2014

Faz-se assim: Xau, Tau, Pimba!



Hoje, fregueses, é dia de cartaz cultural. "Olha prá Ervilha armada em intelectual!" Não é nada disso! Sou miúda generosa, que gosta de partilhar o que de bom me vem parar ao colo. Sim, também sou uma cabra venenosa quando tropeço em certos e determinados pedregulhos, pedregulhos esses capazes de despertar o Dexter Morgan que há em mim. Mas não vamos falar sobre o Miguel Sousa Tavares, que eu acabei de almoçar agora. Adiante... Assim, aqui ficam cenas que me andam a fazer feliz de momento:

- Na grande tela: "The Wolf of Wall Street" (trailer aqui). Scorsese Reserva e Di Caprio Premium, com uma chuva de deboche. Ide. Já!
- Na pequena tela: "Breaking Bad" (trailer da primeira temporada aqui). Sim, a série até já acabou, e eu só comecei a ver agora. E então? 
- Na mesinha de cabeceira: "Enquanto Lisboa Arde, o Rio de Janeiro Pega Fogo" (à venda aqui). O Hugo Gonçalves faz crescer em mim o monstrinho verde da inveja. Que bem que escreves, pá!
- No balcão da cozinha: "Prazeres Divinos" (à venda aqui).The one and only Nigella Lawson a fazer das dela, e tão bem. Um livro de receitas que se lê como um romance. Obrigada, paizinho, Tó Bacalhau, pelo presente de Natal!
- No iPod: 40 Caríssimas Canções do Sérgio Godinho (aqui), 22:38 do António Zambujo (aqui), Voz e Guitarra 2 (aqui). Sim, o que é nacional é bom! 

Pronto e é isto: food for the thought. E agora comer para a pança! Gostaram desta ligação? Subtil que nem uma bigorna, não? Bem, a carbonara é um "personal favorite" da minha mai' velha, agradando no entanto a todo o clã. Não só sai barato, como se faz com ingredientes que habitam por norma em qualquer despensa/frigorífico. Prepara-se num ápice, mas mesmo um ápice. O que é que querem mais? Ah, a receita, pois. Ei-la:

Spaghetti Carbonara Style

Tempo de preparação: Tipo Lusco-fusco

Despensa:

1 pacote de esparguete (500 g)
1 alho 
Azeite
Sal e pimenta preta moída q.b.
1 alho
0,5 dl da água de cozer o esparguete
150 g de bacon aos cubos
4 ovos
200 ml de natas magras
2 colheres de sopa de queijo parmesão ralado, e mais um pouco para o grand finale

A parte divertida:

Leva uma panela de água ao lume, até ferver. Coze o esparguete "al dente" com um fio de azeite, um alho e uma pitada de sal,  escorre e guarda um pouco da água da cozedura (cerca de 0,5 dl). Leva uma frigideira anti aderente ao lume, e salteia o bacon durante 4-5 minutos. Reserva.

Bate os ovos com as natas, os ovos e o queijo ralado, e tempera com sal e pimenta (não te estiques no sal, porque o esparguete já foi temperado, e o bacon e o queijo são salgados). 

Volta a levar a frigideira com o bacon  ao lume, junta o esparguete e deixa ao lume 2-3 minutos, mexendo sempre. Baixa o lume, adiciona a mistura dos ovos, a água da cozedura, e mexe com convicção durante 2-3 minutos. A ideia é ficar cremoso, por isso é só deixar que a mistura de ovo aqueça, sem cozinhar. Para o grand finale, rala mais um pouco de queijo por cima (a gosto), mói um pouco de pimenta, et voilá!

Post scriptum: Eu uso natas magras, porque acho que com as "standard" a coisa fica enjoativo, mas não se prendam por mim. Devo também acrescentar que quando posso, uso pancetta em vez de bacon: merece a minha preferência em comparação com o dito, mas é mais cara e mais difícil de arranjar. Portanto, se quiserem e puderem fazer com pancetta dá outro sainete, mas não deixem de se lambuzar com uma carbonara por causa disso. O bacon cumpre.


Sem comentários:

Enviar um comentário