sexta-feira, 24 de janeiro de 2014

Porque o Popeye é que a sabia toda...



Filha única até aos 6 anos, criada na barra da saia de uma mãe doméstica, desprovida de legiões de primos por não ter família a habitar nas redondezas, a pequena Ervilha com quatro anos sentia-se mais à vontade com sexagenárias, do que com os seus pares. Receosos de estarem a criar uma neandertal de tótós, os meus ricos pais decidiram que era boa ideia mandarem-me para o jardim infantil. Vendo-me com o entusiasmo de um transeunte do corredor da morte, senhora minha mãe explicou-me que tinha mesmo de ir, pois ela ia trabalhar para um perfumaria na Baixa. E não é que era tanga?!?!?! Aos 14 anos caiu este mito, descobri toda a verdade, fiz uma fita do caraças e depois passou-me. Mãezinha, paizinho, estais perdoados! Nomeadamente por terem desistido da ideia do jardim infantil passados dois meses, dadas as enchurradas diárias de choros, birras e lamentos. Que ganda fiteira que eu era! 

Também em gaiata, a minha avó logrou em convencer-me que os desenhos animados do Popeye eram baseados em factos verídicos, e se eu queria ser forte e saudável, nada com umas belas pratadas de sopa de espinafres. Que ganda lorpa que eu era! Desmascarado mais este mito ganhei tal raiva à dita verdura, que jurei para nunca mais. Mas nunca é uma palavra muito forte, não é? Já fiz as pazes com os espinafres, e acho que já não assim tão lorpa. Wishful thinking, claramente!

Um dos grandes responsáveis pelo enterrar do machado da paz, foi o espinafre em modo esparregado, que aqui vos trago hoje. Seguramente, um dos meus acompanhamentos favoritos. Não é o mai'lindo, que não é, prova disso foi a verdadeira missão impossível que se revelou esta reportagem fotográfica. Desculpem qualquer coisinha que as imagens não são as melhores, mas não deixem travar por isso. Isto é coisa para lamber a colher de pau. E faz-se assim:

Esparregado à Popeye

Tempo de preparação: Comme si, comme ça

Despensa:

Azeite
1 folha de louro
2 alhos
400 g de espinafres congelados (retira do congelador 1 hora antes)
Sal e pimenta preta q.b.
3 colheres de sopa de vinagre
2 colheres de sopa de farinha
0,5 dl de água
Sementes de sésamo

A parte divertida:

Leva uma frigideira ao lume com um fio de azeite, dois alhos "esmurrados" e uma folha de louro. Junta os espinafres congelados, tapa, e deixa cozinhar até estarem completamente descongelados (cerca de 10 minutos), mexendo de vez em quando. Tempera com sal e pimenta, junta o vinagre e deixa apurar mais 2 minutos.

Retira do lume, dispensa a folha de louro (já fez o trabalho dela), e passa com a varinha mágica. Mistura a água com a farinha para fazer uma espécie de pasta. Leva a frigideira de novo ao lume, junta a mistura da farinha e mexe bem para envolver tudo e não criar grumos, e rectifica os temperos. Deixa mais dois minutos em lume brando, termina salpicando com sementes de sésamo, et voilá!

Post scriptum: A questão do vinagre é importante nesta receita, e deve obedecer ao gosto do freguês. Assim, sugiro que vão colocando aos poucos, vão provando e aumentem a dose se acharem por bem. A quantidade proposta dá um esparregado moderadamente avinagrado, que é como eu gosto. E é isso.


Sem comentários:

Enviar um comentário