sexta-feira, 17 de janeiro de 2014

Porque de manhã é que se começa o dia!



A malta acha que é alarve, a malta acha que tem dias que em vez de comer enfarda, a malta tem peso na consciência. A malta vai a um resort e vê uma sexagenária no bufet de pequeno almoço a carregar duas conchas de feijão, o correspondente à pata traseira esquerda do porco em bacon, uma omelete e um pão de quilo. E a malta fica a achar-se mais regrada que as freiras carmelitas enclausuradas dos Alpes.

Esta que vos fala, no que ao pequeno almoço diz respeito, fica em êxtase culinário com leite com café, pão quente, manteiga ou queijo fresco. Em contexto hoteleiro, vinde a mim panquecas e sumo de laranja acabadinho de espremer, e é quanto baste para terem uma Ervilha Maria sorridente. Não sou rapariga que saia dispendiosa, portanto. Não têm nada que agradecer, magnatas da hotelaria desta vida!

Sendo a Ervilha uma pelintra, pernoitar em hotel com pequeno almoço quilométrico não é coisa que aconteça amiúde. E uma vida sem panquecas, é uma vida mais triste. Ainda para mais, as minhas crias partilham desta minha opinião. Desse facto resultam doses periódicas de graxa, em troca de uma banquete de panquecas. E eu faço tudo por eles, não é? E faz-se assim:

Ora, Panquecas!

Tempo de preparação: Tipo Lusco-fusco

Despensa:

100 g de farinha com fermento
2 colheres de sopa de açúcar amarelo
1 ovo
1,5 dl de leite
Óleo

Dá 8-12 panquecas, dependendo do tamanho

A parte divertida:

Mistura a farinha com o açúcar. Deita para a batedeira, junta o ovo e metade do leite e bate durante 2-3 minutos. Junta o resto do leite e bate até fazer bolhinhas.

Leva uma frigideira anti aderente  ao lume pincelada de óleo, e frita as panquecas da seguinte forma: meia concha no centro da frigideira e quando a superfície "coagular" e fizer bolhinhas, vira com uma escumadeira. Isto é muito rápido, mais ou menos dois minutos por panqueca. Et voilá!

Post scriptum: A panqueca, por si só, é uma coisa maravilhosa. Mas se quiserem alambazar-se como se não houvesse amanhã, juntem: manteiga, queijo, fiambre, molho de chocolate, maple syrup (que é como quem diz xarope de ácer), nutella, doce, geleia, compota, açúcar, canela... Enfim, o céu é o limite.  Bom fim de semana, fregueses!


Sem comentários:

Enviar um comentário