quinta-feira, 30 de janeiro de 2014

Sim, são ervilhas outra vez! So what?




Uma gaja junta os trapinhos, amantiza-se, whatever. E depois tem um filho, dois filhos, um rancho de filhos, os que lhe der na bolha. Quer dizer, se forem heterossexuais. Caso contrário têm de ter o Hugo Soares na marcação rápida do vosso telemóvel, que ele é que sabe. 

Passam a ser a mulher de, a namorada de, a mãe de. Ninguém TE convida para nada, alguém VOS convida para tudo. Certo? Hell to the no (desculpem, mas em inglês soa melhor)! É bom sair a solo de quando em vez, é bom combinar coisas com as tuas amigas, os teus amigos, ou mesmo só contigo. E não és a Bruxa Má do Oeste, por causa disso. Quando os teus filhos preferirem ser comidos por um tubarão a passarem tempo contigo, vais-te arrepender de não o teres feito. Porque naturalmente os filhos vão passar de não conseguirem viver sem ti, a acharem-me mais aborrecida que um discurso do Jorge Sampaio. E depois voltam a perceber a falta que tu fazes. É a vida! 

E sim, o marido não vai morrer por passar uma noite sem ti. Naquelas noites em que ele se dedica a uma maratona de futebol espanhol, inglês, português, argentino, brasileiro... Vocês já perceberam a ideia. Quando entram em transe futebolístico, tu podias receber em casa a corporação de Bombeiros de Setúbal para uma maratona de strip, que ele não dava por ela.

É certo que não sou o melhor exemplo, a grande maioria dos meus programas incluem o meu mais que tudo e as minhas crias. Mas de quando em vez, vale a pena passar uma noitada com as gajas, fazer saltar umas rolhas de umas garrafas e dizer muita parvoíce, não é meninas? Há coisas que vale apenas fazer por nós, e só para nós. E porquê esta conversa? Faço estas ervilhas muitas vezes só para mim, quando os restantes cá de casa se querem satisfazer com um tacho de esparguete simplório. Ele há gostos para tudo e cá em casa a democracia impera. São um acompanhamento do caraças para grelhados. Eu cá adoro. Faz-se assim:

Ervilhas à la Ervilha

Tempo de preparação: Comme si, comme ça

Despensa:

Azeite
1 cebola às meias luas finas
3 alhos laminados
3 colheres de sopa de salsa picada
500 g de ervilhas congeladas
Sal e pimenta preta moída q.b.
1/2 caldo de legumes
1 dl de vinho branco

A parte divertida:

Põe as ervilhas num passador, e dá-lhes um duche de água quente. Leva uma frigideira anti aderente ao lume médio, com um belo fio de azeite. Deixa aquecer só um minuto, e junta a cebola, o alho e duas colheres de salsa. Deixa saltear dois minutos, e bota as ervilhas lá para dentro e mexe. Junta um fio de azeite, esfarela o caldo de legumes por cima, tempera com sal e pimenta (sem exageros que o caldo é salgado), e deixa saltear mais 2 minutos, enquanto mexes. Junta o vinho branco, baixa para lume brando, tapa, e deixa cozinhar cerca de 15 minutos, até as ervilhas estarem tenras. Retira do lume, salpica com o resto da salsa, et voilá!


2 comentários:

  1. Oh adorei o teu texto, muito engraçado.
    Bom fim de semana
    Bjs, Susana
    Nota: Ver os passatempos a decorrer no meu blog:
    http://tertuliadasusy.blogspot.pt/2014/01/tronco-de-ano-novo-trunk-of-new-year.html
    https://www.facebook.com/Tertuliadasusy

    ResponderEliminar
  2. Obrigada, Susy. Ervilha fica satisfeita com uma nova freguesa satisfeita, e vai espreitar o seu estaminé.
    Já agora, que tal um like: https://www.facebook.com/ervilhemarie Volte sempre!

    ResponderEliminar