sexta-feira, 10 de janeiro de 2014

Como dissimular o atum a bem da paz conjugal



Um dos segredos do matrimónio de Ervilha Maria e Zé do Polvo é a partilha de inúmeros gostos/convicções. Na música, no cinema, na literatura, na política, na religião (ou na falta dela) a sintonia roça a perfeição. Mas partilhar a vida com um clone não é vida para Ervilha, que o Castelo Branco é que alinha nessas cenas, e noutras que não são para aqui chamadas.

Assim, sendo mais o que aproxima Ervilha e Zé do que o que os afasta, é impossível ignorar três coisas: 

- Ervilha adora reality TV. Zé prefere comer contraplacado à Brás do que ouvir a Teresa Guilherme
- Ervilha é do Sporting. Zé é do FCP (não há efectivamente homens perfeitos)
- E, e esta faz a alma de Ervilha sangrar, Zé não aprecia atum

Como não gostar de atum? Como não adorar atum? Como não viver e respirar atum? Sabia que não me era humanamente possível viver sem o meu tunídeo, mas também não me via capaz de sobreviver longe dos tentáculo do meu Zé.

Se estivéssemos em Hollywood, provavelmente teria pedido o divórcio alegando diferenças irreconciliáveis. Mas isso é para os fracos, e convicta que não haveria ser um enlatado que se ia intrometer no nosso amor, deitei mãos à obra. E se bem pensei, melhor o fiz, e estas "Riquezas" vivem em harmonia à nossa mesa, com a total aprovação do senhor cá de casa. Moral da história: o amor é lindo, e o atum também. Fiquem com o receituário:

Riquezas de Atum

Tempo de preparação: Comme si, comme ça

Despensa:

3 fatias de pão de forma
1/2 copo de leite
3 latas de atum, bem escorrido
1 lata de sardinha em tomate
1 alho ralado
1 ovo batido
3 colheres de sopa de polpa de tomate
3 colheres de sopa de farinha
Sal e pimenta q.b.
1 garrafa de óleo
Salsa picada (à vontade do freguês)

Para panar: farinha, um ovo batido com uma colher de água, e pão ralado

A parte divertida:

Põe o pão de forma num prato de sopa, e cobre com o leite. Deita as latas de atum e a lata de sardinha para uma tigela, esmigalha tudo com um garfo, e mistura bem. Escorre as fatias de pão, e esmigalha para dentro da tigela. Junta o alho ralado, o ovo, a polpa, a farinha e mistura muito bem. Tempera com o sal e a pimenta, junta a salsa picada e envolve tudo muito bem até teres uma massa homogénea.

Agora prepara a linha de montagem. Coloca três pratos de sopa na bancada: um com farinha, um com o ovo batido e um com pão ralado. Faz bolinhas com a massa de atum, e passa nos três pratos por esta ordem: farinha, ovo e pão ralado.  Leva o óleo ao lume numa frigideira funda ou numa fritadeira, até estar bem quente.  Frita as "riquezas" (5 de cada vez mais ou menos) fazendo-as rodar com uma escumadeira até ficarem todas douradas por igual (4-5 min para cada leva), escorre-as em papel absorvente, et voilá!

Post scriptum: Para êxtase total e absoluto, faça-se acompanhar por uma flute de vinho verde, dê um piqueno gole, pegue numa "Riqueza" destas, mergulhe-a em Maionese à séria (receita aqui), e deixe-se levar pelas ondas de prazer. Escusam de agradecer. Mas fizerem questão de demonstrar a vossa gratidão, se quiserem ser justos, peçam-me o NIB por e-mail. Só se quiserem... ser justos.




Sem comentários:

Enviar um comentário